quarta-feira, 13 de julho de 2011

Diga NÃO ao Bisfenol-A. A vida não tem plano B.



Eu já falei aqui sobre o suposto mal causado pelo Bisfenol-A. Os estudos recentes comprovam que não há suposição e sim fatos científicos que corroboram a hipótese.
 A substância química bisfenol A (BPA, na sigla em inglês) usada na fabricação de diversos tipos de plásticos pode gerar problemas de sexualidade em roedores, sugere um estudo realizado nos Estados Unidos. Em mais uma pesquisa sobre os problemas que este componente pode causar à saúde, os cientistas descobriram que as fêmeas não eram atraídas por machos que haviam sido expostos ao bisfenol. Alguns dos pesquisadores acreditam que as alterações apresentadas pelos animais podem acontecer também com os humanos.
É possível que a exposição ao BPA altere os sinais hormonais masculinos, e que o componente provoque o mesmo efeito em homens, alterando as características do desenvolvimento sexual em meninos e meninas, afirmam alguns dos pesquisadores. O Bisfenol-A parece suprimir a produção antecipada de testosterona. As fêmeas parecem poder perceber essa situação e são menos atraídas por esses machos. 





É preciso levar à população a discussão que já ocorre na comunidade acadêmica em torno do Bisfenol-A. Este produto químico está presente na fabricação de plástico e no revestimento interno de latas de comida e bebida. Como se trata de uma molécula instável, o bisfenol se desprende da embalagem e contamina os alimentos. Ele é caracterizado como um desregulador endócrino e age como o estrogênio. Pesquisas já associaram a doenças como câncer de ovário e próstata, diabetes, problemas cardíacos, puberdade precoce e infertilidade.  O bisfenol tem sido muito combatido, provocando em alguns países a retirada do mercado de produtos que contêm a substância, incluindo mamadeiras e garrafas de água. No ano passado, a União Europeia e o Canadá baniram o uso de BPA em mamadeiras.Também em 2010, o Ministério Público abriu inquérito civil público no Brasil para investigar os efeitos da substância para a saúde. Precisamos ficar atentos!

Abraços Paternos!


Fonte: http://www.desreguladoresendocrinos.com.br/
http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/
Fonte Imagem: www.otaodoconsumo.com.br

Um comentário:

Maya Segers disse...

adorei as informações obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...